segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Para o orgulho das Publicitárias!

A publicitária mais criativa do Brasil fala de liderança feminina


Joanna, 44 anos, formada em Artes plásticas antes de ingressar numa carreira bem-sucedida por várias agências (Ogilvy, DPZ, W/Brasil e África), foi eleita pelo site americano Business Insider como uma das 36 mais criativas mulheres da propaganda. Única brasileira da lista, Joanna foi lembrada pelo anúncio que fez para NIVEA.




A peça que ajuda a mãe a rastrear seu filho na praia, ganhou o GP da categoria mobile no Festival de Cannes, a festa da publicidade.





Como você se sente na lista DAS 36 mulheres mais criativas do mundo?
Uau, me sinto surpresa. Eu vejo essa lista como um reflexo do esforço de muita gente da FCB que, junto comigo, fez alguns dos melhores trabalhos do mundo em propaganda este ano. Também acho que a lista é importante porque ajuda a mostrar que ainda são poucas as lideranças femininas na propaganda.

A criação publicitária tem sido predominantemente masculina. Qual sua opinião sobre o assunto?
Acho que o mundo mudou e a nossa atividade também. Antigamente, para ser competitivo nas agências, era preciso virar noite, não ter fim de semana, ficar até tarde no teretetê. Eu acho que isso ficou velho. Todo mundo ficou mais profissional. Entregue seu trabalho, faça um bom trabalho e gerencie seu tempo. Hoje os homens das equipes também querem apanhar os filhos na escola, acompanhar consulta de esposa, querem jantar em casa, ter fim de semana. Acredito que o modelo atual é mais interessante para as mulheres. A atividade se modernizou e ficou mais generosa para as mulheres. E precisa ser. Com as mulheres aumentando seu poder de compra e decidindo cada vez mais o consumo, é fundamental ter mulheres na equipe

As mulheres mudaram dramaticamente nas últimas décadas. Entraram em massa no mercado de trabalho, são maioria nas universidades, maioria no eleitorado e, como você disse, decidem cada vez mais o consumo. Ter poucas mulheres na criação provoca erros de comunicação com metade da audiência (a feminina)?
Existem erros na comunicação para produtos masculinos e femininos, não consigo separar os dois. Propaganda ruim é propaganda ruim. A gente vai encontrar erros para homens e mulheres.

Quem você gostaria de ver na lista ao seu lado?
Gostaria de ver grandes nomes de mulheres que são grandes criativas aqui no Brasil: Sophie Schoemburg , Keka Morelli, Mariana Sá, só para citar as que já foram juradas em Cannes.

Como podemos incentivar mais mulheres na criação?
A equipe tem que ser boa em primeiro, segundo e terceiro lugar. Não acredito em vagas por gênero. Só acho que as mulheres tem que ser reconhecidas na mesma medida dos homens, o que às vezes não acontece.

Como você faz para equilibrar carreira e família? Quantas horas trabalha? Tem filhos? Se sim, como faz para equilibrar carreira e família?
Tenho uma filha de 7 anos. Deixo ela na escola todo dia e, por isso, chego muito cedo à agência. Quando dá, almoço em casa. Mas nunca deixo de colocar minha filha para dormir, por isso não saio do trabalho depois das 8 da noite. Tenho uma ajuda danada do meu ex-marido, pai dela, que tem mais flexibilidade de horário e divide comigo os compromissos da mocinha. Meu atual marido também é publicitário e entende bem a correria. Eu sempre achei que dá para equilibrar tudo. É preciso ter foco e não achar que cuidar da sua vida pessoal é uma limitação como profissional. Todos respeitam mais, quem se respeita.



Nenhum comentário:

Postar um comentário